TENDÊNCIA, TENDENTIA, “TENDENCINHA”

maio 28, 2007 § 2 Comentários


Quem sabe das coisas?
Por que o mundo é assim? O que é “in” e o que é “out”? O que é de bom gosto e o que não? O que pode e o que não pode?
Temas por vezes tidos como banais, como o avanço da moda, do design e da beleza são questões onipresentes, sim, no cotidiano.
Que direção devemos seguir? Devemos seguir? É assim?
Quem dita as tendências? O que é tendência, afinal?

Mesmo relativizando a idéia de “ditadura da moda”, o discurso sobre tendência e moda paira a cada estação, a cada novo lançamento ou reportagem (sim, os jornalistas e veículos de comunicação têm papel decisivo nesse processo, fazem circular culturas).
Distinção, imitação, propensão, difusão, comportamento coletivo, consumo.
As tendências estão a apontar uma direção e, psicologicamente, o conceito está ligado à orientação das necessidades individuais em direção a um ou vários objetos que possam satisfazer tais necessidades.
Sem necessariamente atingi-las.

E é justamente essa idéia de INCERTEZA, de imprevisibilidade, o mais fascinante e mais atual da questão. O assunto evoca o progresso, o processo, a fascinação pelo novo, “o desdobramento natural do presente”, quer dizer, tendências são “evoluções necessárias”, movimentos.
Novos conceitos, estéticas, sinais, estilos, imagens, comportamentos, referências de um momento. Ciclos.
Claro que o entendimento dessas manifestações, podemos dizer, de estilo, se consideradas no tempo, reflete dimensões históricas e culturais do comportamento e da dinâmica da sociedade em torno do consumo.

Estudando um pouco mais sobre tendências, verificamos que elas definem-se sempre em função de um objetivo ou uma finalidade.
Uma tendência procura satisfazer necessidades dos indivíduos (originadas por desejos pré-existentes).
É algo finito, tem prazo de validade. É a questão sazonal, inclusive, porque estão atreladas ao mercado.
Mais que efêmeras, são incertas, não há como controlar a reação das pessoas: não é 100% certo que atinjam seu objetivo.
Acima de tudo, expressam abrangência e movimento.

Há diversos profissionais (cool hunters) e empresas especializadas em pesquisar tendências e indicar os próximos direcionamentos em diversos setores, entre as quais a WGSN (http://www.wgsn.com) uma das principais do mundo, voltada para a pesquisa e análise de tendência para as empresas e indústrias de moda e estilo.

Para a primavera-verão 2008, por exemplo, muitas tendências já circulam por aí, a partir dessas empresas, dos biros, das passarelas, das ruas…
A diretora criativa e editora chefe do portal WGSN aposta em alguns pontos importantes. Nos próximos meses estão evidentes duas tendências que, embora diferentes, são idéias, comportamentos e estéticas que podem circular por aí: “essência/primário (primary)” e “desordem criativa (warped)” !
Na real, já pegou!!!!
Veja nos novos posts!!!

Foto acima: Tendência “cute” que eu indico. Foto tirada por mim no minúsculo toillete de um simpático restaurante, em Cannes antigo, junho, 2005.

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§ 2 Respostas para TENDÊNCIA, TENDENTIA, “TENDENCINHA”

  • Juliano disse:

    Existe uma profusao de sanitarios no mundo. O que e in ou out depende da cultura de cada povo, na India e um buraco no chao, aqui esse sanitario iria causar um grande problema.

    Beijos e parabens pelo blog

  • Dani Aline Hinerasky disse:

    podemos pensar, assim, gugu:
    obviamente, de acordo com o contexto, haverá diferenças naquilo que é divulgado como tendência para tal sociedade/cultura, o que não quer dizer que aquilo não seja um “movimento” da sociedade em outro lugar, naquele momento. com certeza! “taí” o papel dos veículos de comunicação e dos seus profissionais. a sensibilidade para perceber as diferenças. ou para adaptar!
    eu bem que posso pensar o plástico transparente com detalhes, para outras quinquilharias e gadgets de consumo.
    profissionais têm que ser criativos!
    bj, bj e valeu!!!

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