a cultura da argumentação

maio 25, 2008 § Deixe um comentário

venho dizendo aqui e no ‘tuiter’ que vou falar sobre novas mídias e tal. por enquanto nada demais. só algumas ‘conexões’ nada novas que fiz ao ler o livro Uma História Social da Mídia: de Gutenberg à Internet, de Asa Briggs e Peter Burke.
quer dizer: o que mais preocupa não é uma “rendição” da cultura à tecnologia mas o que os autores chamam de uma cultura de alegação e afirmação, à custa de uma cultura mais antiga de verificação (fontes anônimas, gates, autenticidade, critérios,…).
É exatamente a discussão desde sempre entorno dos blogs – uma tendência jornalística, uma ferramenta, uma forma de jornalismo.
Há diversos exemplos já deles que fazem um trabalho sério, de pesquisa, de checar infos e tal, como é sabido, além do famoso Noblat (que, aliás, se trata de um trabalho feito em equipe).
nestes casos, os blogs vêm pra complementar, obviamente, não pra substituir o jornalismo.
bueno, o assunto rende…

Um comentário do pesquisador Walter Lipmann, de 1920, trazido por Bill Kovach e Tom Rosentiel (estes sem data) expressa bem a preocupação contemporânea tanto dos grupos de mídia, quando da própria classe jornalística em qualquer um produzir conteúdo. afinal, todo mundo pode ser jornalista?
No livro está exatamente assim:

Tanto a razão pública quanto a privada dependem da [importância de se ter um relato preciso e confiável dos eventos]. Não é o que se diz, nem o que se deseja, mas o que é independentemente da nossa opinião, que se constitui a pedra de toque da sanidade. Habermas concordaria.

Anúncios

Marcado:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento a cultura da argumentação no Retalhos.

Meta

%d blogueiros gostam disto: