fashion, business, celebrities

maio 28, 2008 § 1 comentário


O curso de crítica da moda tá indo muito bem.ontem, no segundo dia, em que além da Maria Prata (editora da Vogue) tínhamos a Vivian Whiteman (editora da Folha de São Paulo), a discussão chegou ao ponto nodal: a crítica de moda vinculada ao mercado porque a moda é um negócio e ponto.
Ora, alguém tinha dúvida? Nenhuma novidade (até porque a história das revistas mostra que a publicidade de moda é um dos principais pilares que sustenta as publicações). A liberdade está associada ao mercado de moda. porque a moda contemporânea é a moda determinada pelo mercado, não existe moda-arte. A editora da FSP foi taxativa.
A dificuldade é: como lidar e como trabalhar com isso, como fazer crítica de moda nesse cenário, pra que lado vai ou está indo o jornalismo de moda? que moda é essa? que jornalismo é esse?
o jornalismo de moda é necessariamente um jornalismo de moda comercial?

Então, foi o próprio movimento comercial da moda no BRasil, acompanhado e potencializado pela cobertura de jornais, revistas, tv, sites, blogs que vem consagrando cada vez mais a moda como show-business.
o fato é que a abordagem de pautas tb mudou em função disso (e vice-versa). a recorrência de matérias ligadas a “quem é destaque nas semanas de moda” na e fora das passarelas, a bastidores, famosos, ao belo, ao bizarro, ao exagerado, voltadas mais para o entretenimento (e não apenas nas revistas de celebridades) aumentou muito e é preponderante.

isso tb é muito cultural num Brasil que se inspira nos seus artistas nacionais e nas novelas, difusoras de tendências, em marcas que levam atores e atrizes e cantores famosos pras passarelas, em revistas de celebridades que não falam mal da vida de seus ídolos (fenômeno nacional).

Por que?

O culto às celebridades (iniciado nos anos 60, com o boom da televisão), foi anunciado em 1969 por Edgar Morin quando argumentou no livro “As transformações da cultura de massa no século XX”, a respeito da “nova” mitologia, apta e responsável por edificar um “Monte Olimpo” (a morada dos deuses gregos), na qual os olimpianos – as “celebridades” – circulam permanentemente entre o mundo da projeção e da identificação, mecanismo do qual a mídia se apropria.
ora, as revistas, jornais, sites e tal, a partir de seus “personagens”, despertam desejos de identificação, aspiração e consumo, já explica Morin 40 anos atrás.
então, o que o Morin explica na teoria é o que acontece de verdade com as pessoas e as marcas fazem na prática, pra vender mais e se fortalecer:
colocam as celebridades lá pra desfilar e, pra completar, a mídia faz a cobertura com bastante destaque.
é isso também que explica os sucessos de novelas cujos temas é uma vida luxuosa e as revistas estilo Caras, QuemAcontece… – os pobres lêem porque aspiram chegar àquele universo, os ricos obviamente porque se identificam. no final das contas, todo mundo quer é consumir aquilo.

ah, e essa tendência contemporânea no jornalismo – jornalismo-celebridade – (e em que a moda está inserida, mas não é exclusiva, penso que é um momento em que isto vem sendo potencializado pela(s) própria(s) realidade(s) social(is) e por suas diferenças, pela “experiência imagética” da oferta excessiva e cultura do entretenimento e do consumo, que a gente entende simplesmente vivendo, ou lendo Melinda Davis, no livro A nova cultura do desejo (de 2003).
um processo que mais do que entender, precisamos (vi)ver. enxergar, mesmo. sem pressa.

FOTO: João Kaarah – SPFW julho 2006

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§ Uma Resposta para fashion, business, celebrities

  • Vivian disse:

    Dani,

    Adorei o post. Muito obrigada pela citação. Respondi seu email hoje, sorry pela demora!!!

    Bjs
    Vivian

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