exclusividade pra carregar – by Daniela Barreras (bordados Régis Duarte)

agosto 13, 2008 § Deixe um comentário


Conheci a Dani Barreras em 2oo2 e, como não podia deixar de ser, seu trabalho com couro… E toda sua criatividade com este material tão… característico do nosso regionalismo… embora seja, ao mesmo tempo, tão universal. Na época ela me apresentou umas tiras coloridas (tinha umas com motivos lindos – e ela fez uma de joaninhas especial pra mim!) que ao invés de amarrar na cintura, eu usava no pescoço, fazendo às vezes de lenço.
hoje Daniela Barreras vem despontando entre as designers de bolsas gaúchas ao mostrar um trabalho maduro e de personalidade. A escolha pelas bolsas, um acessório aclamado pelas mulheres, tem uma justificativa inteligente: “Porto Alegre é uma cidade pequena e, portanto, perfeita para explorar a idéia da ‘peça única’.

Daniela é uma apaixonada por moda e um “olho atento”, como ela mesmo afirma. Cheia de criatividade, sempre teve muitas idéias. Daí que sua formação é auto-didata.
Ela me contou que o negócio começou quando ela precisava dar um presente e tinha uma camisa de camurça turqueza que foi lavada(!) e, portanto, inutilizada! O que ela fez?
Recortei toda a camisa e bordei com miçangas de madeira um xale – que ficou bárbaro! Desse dia em diante, fui buscar retalhos de couro para inventar coisas…. Comecei bordando esse xale… num segundo momento, fazia flores para cabelo, flores e rosinhas para aplicar em cachecóis e xales… aí foi indo….minha família amou, foi comprando(!), usando e o trabalho foi crescendo“.
O “empurrãozão”, quer dizer, o incentivo maior veio então da amiga Marta Cardoso, proprietária da loja Azul Cobalto. “Desde sempre, a Martinha acreditou nas minhas idéias e fazia questão de vender minhas invenções na loja. …. muitas criações tiveram o dedo e o bom gosto dela!

A especialidade é mesmo o couro e as bolsas – até o ano passado trabalhava somente com o material -, utilizando para o acabamento forros de algodão floreados, listrados, xadrezes. Hoje, o trabalho é pesquisar materiais, imaginar o que fica bacana, desenhar modelos de bolsa, modelar, cortar e mandar costurar.
Já foi desenvolvida, também, uma coleção linda (fotos acima) com o designer gaúcho Régis Duarte. Foi aí que passou a mesclar tecidos, bordados e outros miudeiras fofas de armarinhos na parte externa das peças. “Comecei a misturar rendas, tramas de lã, e tecidos de roupas garimpadas em brechó, nas bolsas e carteiras“.

Para o verão a xará Dani Barreras investe na criação de peças práticas.
# São “carteirõesque cabem o laptop e podem ser usados com 3 opções de alça – transpassada, curta ou sem alça. “A idéia é que acompanhem a dona da bolsa no trabalho e sigam direto com ela para o happy hour ou balada!” (nas fotos abaixo)
# Ela também está desenvolvendo uma linha festa toda trabalhada com penas naturais (de galinha d’angola), tricês de couro e pano e muitas rendas antigas naturais ou tingidas”.

* 3 opções de usar a alça: – longa, para usar transpassada; – curta; – sem alça
No verão, a Dani disse que vai ter com tramas de panos e couro, com rendas antigas, penas… flores…

Dá pra entrar em contato com ela por e-mail: danibarreras@hotmail.com


relise que mostra o trabalho artesanal dela com couro e a linha festa. lindo mesmo!

Anúncios

Marcado:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento exclusividade pra carregar – by Daniela Barreras (bordados Régis Duarte) no Retalhos.

Meta

%d blogueiros gostam disto: