.política em cena.

outubro 20, 2008 § 2 Comentários


Eu tinha 10 anos quando Collor foi eleito. Naquelas primeiras eleições livres eu trabalhei. Trabalhei muito pela democracia.
Eu tinha comitê eleitoral pluripartidário na minha casa, eu liguei pra vários comitês nacionais, me interessava pelas propostas, eu assistia propaganda eleitoral gratuita pra ver aquela penca de candidatos a PRE-SI-DEN-TE do país. Eu decorava as músicas, cantava, distribuía panfletos pelas ruas da minha cidade. Cheguei a mentir que tinha 16 anos e ia votar. Sonhava com este direito. A política mobilizava.
Hoje isso soa piada para muitos.

Não por acaso em 2004 (mas não podia imaginar), eu ia ser professora de Políticas de Comunicação e, entre os conteúdos, ia falar sobre construção da imagem pública dos candidatos e sobre marketing eleitoral. Anos de leituras e debate sobre o tema. Estratégias na captura do eleitor, poder, interesses… a comunicação ali, presente! Preponderante.
Este debate é um dos que mais me interessa, aliás.
Primeiro porque o futuro me interessa Porque não quero ser enganada. Porque ainda não sei como estes marqueteiros mantém estas fórmulas desgastadas: tanta coisa evolui (tecnologias, sociabilidades e tals…) e continuam tratando o cidadão como ignorante.
Talvez porque do lado de cá, muitos deles ainda estejam agindo como tais, trocando na mesma “moeda”, como os políticos. Vide as representações (por vezes cômicas) da realidade na novela das nove.
Segundo, porque falar (e entender) da construção de imagem de um político é também compreender da construção da imagem pessoal, é sacar de estratégias de comunicação. É saber que não basta ter boas propostas, mas saber comunicá-las. Da mesma forma que não basta termos roupas lindas se não soubermos vesti-las (jogá-las).

Obviamente estou mais interessada com as micropolíticas do cotidiano do que com grandes obras e estratégias de governantes e seus governos, sejam ele o governador ou o prefeito. As mudanças começam pelas pequenas atitudes (as minhas e as de quem me relaciono), isso vc já deve saber, suponho.
Mas todo esse blá, blá, blá… é pra lembrar que o segundo turno é no domingo que vem.
E o voto é a nossa oportunidade de ação. Os políticos são reflexo da sociedade e dessas microatitudes. Enquanto puder, não desistir!

# e porque eu não tinha como deixar de postar um programa de rádio feito por um grupo de alunas (aquelas que fazem nossos dias melhores ainda) sobre CONSTRUÇÃO DA IMAGEM de um CANDIDATO. As gurias (Francine Borjink, Vanessa Moro, Potira Souto e Dieice Viário) arrasaram: na pesquisa, na produção e na apresentação. Uma pena que eu tentei baixar no mp3Tube pra ouvir o “Política em Pauta” e não teve jeito. Penso que pq está muito pesado. Enfim, vou ver se resolvo até amanhã.

De qualquer forma, sempre é tempo de fazer nossas políticas.
A gente sempre tem que decidir pelo melhor pra gente.

p.s 1 .: Foto dos candidatos a prefeito de Porto Alegre no segundo turno, José Fogaça e Maria do Rosário, tirada do site Terra.
p.s 2 .: o programa das gurias foi feito no semestre passado, na disciplina de Políticas de Comunicação, que eu ministrei de 2004 a 2008 para Jornalismo e Publicidade.

§ 2 Respostas para .política em cena.

  • >>Poti<< disse:

    Achei que só eu via as propagandas eleitorais gratuitas e ficava intusiasmada em poder dar meu voto nas eleições. Há quatro anos “isso soa(va) piada para muitos” também, mas aos poucos os jovens vão se dando conta do que realmente significa um voto.
    Na pesquisa sobre a “Construção de Imagem do Candidato” entramos de cabeça no mundo político e pudemos conhecer de perto as façanhas jornalísticas e as pequenas atitudes que fazem a diferença, hehe! Bjs lindona!

  • Daniela Hinerasky disse:

    eu tenho esperança que sim, Poti!
    que alunas e cidadãs como tu possam transformar o mundo num lugar melhor pra se viver! bjs, profe

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento .política em cena. no Retalhos.

Meta

