2 olhares sobre blogs de moda

novembro 4, 2008 § 6 Comentários

Do lado de cá da tela e do lado de lá parecem dois universos. Entre mim e você, este blog, um e-mail, tantos retalhos, que tal um comentário? A possibilidade do diálogo. Basta a gente querer compartilhar e se comunicar.

A motivação de aprender sobre blogs de moda na prática (já que tenho este aqui desde 2007) com quem realmente entende (as gurias da Oficina de Estilo) foi o que me levou até São Paulo no último final de semana, neste curso. Por outro lado, me interessava compreender as dinâmicas destes blogs desde outro ponto de vista, mais criterioso, já que faço pesquisas sobre blogs de moda e street-style.

E foi nessa imersão que se confundiu a Daniela blogueira e a Daniela pesquisadora, deixando de lado esta última, porque o que vi e ouvi lá foi muuito interessante!

dsc024781

top blogs: Fê e Cris (laterais), Ivi, Vic (centro)

Aula de história, tecnologia, web 2.0, prática, moda, jornalismo, business, cabala, terapia! Olha, fazer blogs envolve um tanto!

O nome do  curso já era incrível (!) – “Blogs de moda: autopublicações e informação alternativa em moda” – e traduz bem a autonomia dessas ferramentas que a gente tanto usa como fonte e como forma de expressão. São mesmo alternativas de conteúdo e relacionamento. Os verdadeiros intermediários da informação: comentada, opinativa. Um ou vários pontos de vista. O de quem assina, o que importa.

As profes queridonas tinham surpresas: outras blogueiras top. E foi tão bom conhecer de perto essas vivências: a Ivi, do Dra Vodka (quase tive um “treco” qdo me dei conta que era ela mesma – amooo), que transforma doses de dor em amor; a “francesinha” Victoria Ceridono do Dia de beauté e sua “bela” bagagem (tão jovem); a Tati Rodrigues e seu avesso do espelho (estilista que manda ver nos textos e é liiiiinda); e também das colegas de curso que, como eu, estamos experimentando: as bolsas (e+) da doce Fabiola, do Angelina vai às compras; o glam da Cristina; a Moose (marca da Jessica); a autenticidade da Andressa; e a fofura (já sucesso) do blog hialoplasma, da Ana Luiza.

Todas as dicas das aulas das profes Cris e Fê (the best!) vão estar passo-a-passo no Oficina, mas depois de ouvi-las, das principais lições que tive, oh:

– se temos um vínculo com moda, com certeza, temos um olhar “fashionista” autêntico, particular (vou deixar de ter medo! de ser mais uma a escrever sobre moda), que está SEMPRE “inside”, nunca do lado de fora da gente;

– nosso olhar (perspectiva) sobre a moda deve ter um conteúdo original para acrescentar aos outros olhares, de outros blogs (é aquele ali que sai do coração);

receitinha básica:

informações organizadas e coerentes + periodicidade + interagir com o leitor

– o nome (endereço) tem que ser facinho (por isso eu decidi, enfim, mudar de casinha). aos poucos vou mudando o resto. uhu!

valorizar o potencial dos blogs: a gente deve enxergá-los como uma oportunidade profissional, conforme nossa dedicação. Oportunidades diversas extra-web: eventos, livros, campanhas, cursos etc

dsc024811

as profes Fê Resende e Cris Gabrielli, da Oficina de Estilo e eu. /

Fiquei com gosto de quero mais!!!

E vcs, já tem um blog? não vão fazer um?

Anúncios

Marcado:,

§ 6 Respostas para 2 olhares sobre blogs de moda

  • Cristina disse:

    Oi Dani… gostei mais do seu wordpress, sabia? Ficou ótimo!
    Como vc disse no texto, a gente vai seguir a receitinha…
    E vc tá certa… fiquei com gosto de quero mais tb! Dá vontade de fazer de novo! Bjuuuuuuuus e sucesso na ‘casa’ nova!

  • JT disse:

    Achei vc!!
    Eu entrei no outro retalhos, qnd cliquei no end novo, cai no blog d julia salgueiro!
    Ai resolvi digitar certinho e te achei!!
    Pois, temos q parar com a insegurança e se jogar aqui no mundão virtual!
    Arraso mudando p/ wordpress!!!
    Beijossss

  • obrigada queridas!
    agora é hora de compartilhar e experimentar! tudo certo com os links agora! é só vir pra cá! bjocas! (não esqueçam de atualizar nos seus respectivos!) bjs.

  • ivi disse:

    arrasou dani!!!

    :*

  • mare disse:

    bah,deve ter sido muito bacana esse curso!

    não tenho blog e por enquanto ler os dos outros já tá óteemo! hihih

  • […] a Maria Antônia, minha sobrinha, nasceu e o Retalhos foi citado no blog da Oficina de Estilo, neste post, onde tá este video – uma aula de blogs de moda (eu tava lá – eeeehhh!) e falei aqui. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento 2 olhares sobre blogs de moda no Retalhos.

Meta

%d blogueiros gostam disto: