viva moda e estilo de verdade

novembro 5, 2008 § 8 Comentários

Tu pode sair de casa sem comer, sem ir ao banheiro, pode segurar a vontade de fumar, por exemplo, mas não pode decidir: ‘ai, hoje eu não vou me vestir‘”

Fê Resende, blog Oficina de Estilo, dia 31/10/2008 (no curso de blogs)

A frase da Fê é mais uma que ilustra e justifica a importância da moda no cotidiano da gente e que, oh, não é reconhecida por muita gente ainda, que acha que se preocupar com o visual é futilidade. Oras!

Como assim, ainda?

Os sites de street-style que pipocam nas ruas de capitais, como Porto Alegre, que tem dois – Porto Alegre Street Style e Lookslikepoa -, são representações da moda urbana na web que evidenciam como os estilos, a cultura de rua, as tendências, os jovens e as “tribos” estão em voga.

O movimento desses blogs e, mais do que isso, as imagens de moda recorrentes traduzem:  o presenteísmo ligado à moda (hj estão vestidos assim, daqui um tempo tem diferenças), uma evidente preocupação das pessoas fotografadas com a aparência e…os mesmos estilos, as mesmas “tribos” – uma repetição de pessoas estilosas parecidas. (É bonito-cansativo.#prontofalei). Iguais querendo ser diferentes?!. Quem são estes iguais? Quem escolhe (edita) estes looks? Uma coisa leva a outra (!?). Discussões a amadurecer.

A gente também confirma o que autores como Malcom Barnard e Gilles Lipovetsky e, na prática, as consultoras de imagem e estilo nos ensinam: as roupas que usamos são um meio de comunicação.

Ou seja, nossas roupas informam quem a gente é, nossa identidade (ou várias), nosso estilo, nossa personalidade, a que tribo ou tribos pertencemos. Ou, pelo menos, nossos ideais nisso tudo, nossas projeções, a que grupo almejamos fazer parte.

Não dá mesmo pra sair sem roupa. Mas dá pra saber qual/quais o(s) estilo(s) das ruas de POA?

Hmmmm…

Anúncios

Marcado:, ,

§ 8 Respostas para viva moda e estilo de verdade

  • alana disse:

    no looks like poa, principalmente, se muito mais do mesmo. e não acho que seja uma fiel representação do estilo de poa. com ceretza mostra um crescimento de gente que tem um olhar mais fashionista na hora de se vestir. tem um livro, que um monte de gente cita, mas não achei, tava esgostado, que tem uma abordagem que parece mais atenta a diversidade, pro street style. o do ted polhemus, sabe? http://www.tedpolhemus.com/main_homepage461.html

  • oi alana! vou verificar o livro, valeu a dica.
    concordo contigo e talvez quem seleciona as fotos seja tao fashionista qto os personagens. não?
    tem muita coisa envolvida. estou nos pitacos ainda e me interessa estudar muito. penso que a questao da diversidade da moda de rua, que passa pelos blogs street tá ligada tb à discussão sobre o que é estilo (e para quem), subculturas, tribos – cultura urbana, né? – , desde as primeiras expressões urbanas (organizadas) jovens do século XX (punks, mods, teds etc), ou de antes até. segue o baile.

  • ana disse:

    vale citar tambem Alison Lurie, autora de The Language of Clothes.

  • Dani… vc tem razão. A roupa é a nossa identidade, mostra o que somos e como somos! Taí o lance da diversidade da moda de rua! Aquela coisa urbana, a questão das tribos! Bjuuuuuuuus

  • Ana Luiza disse:

    Oi Dani! O blog novo tá muito bacana, viu? Deu pra perceber que o curso foi bom pra todo mundo :) haeuahe
    Boa sorte na nova fase do Retalhos ;) Vou passar sempre aqui (leitora periódica haeuhe)
    Beijão :*

  • valeu a dica do livro ana. e oh, tou esperando todo mundo, de novo aqui! vou me puxar na periodicidade. vem post novo aí.

  • Nadja Pereira disse:

    Achei muito bacana o seu blog e acredito que as roupas que usamos é um meio de comunicação. Inclusive, a atenção ao street style pode enterrar de vez a “tendência” ditada dos grandes para os pequenos. Afinal, tudo vira moda a partir do momento em que o indivíduo se identifica com aquele estilo.

    Balonê tá fora de moda, ok, mas continuo a usar por que curto. Não precisa estar na vitrine…. Acho que é mais ou menos por aí. :D

  • […] um post legal sobre um tema que eu gosto muito – blogs de street-style (e já falei algo aqui), e sobre o qual eu também tenho pensado há um bom tempo, porque é o que tema da minha tese de […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento viva moda e estilo de verdade no Retalhos.

Meta

%d blogueiros gostam disto: