Aula de graça com Ronaldo Fraga

novembro 23, 2008 § 2 Comentários

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Ronaldo Fraga é um artista autêntico da moda. E deu muito certo nos negócios, não podia ser diferente, porque estudou (buscava cursos gratuitos de desenho) – e estuda -, foi atrás, se preenche com conteúdo.

Pra ele, moda não se resume às roupas, mas ao entorno, a tudo e todos que se envolvem com elas. Vai das leituras pra definição do tema, ao “ritmo” das roupas na passarela, ao cotidiano e ao vídeo final que fica pra posteridade. Moda é também o contexto.

As coleções fazem sucesso por isso: carregam valor. São pitorescas, originais, têm história, emoção, profundidade. E a moda dele tem conteúdo porque ele também tem. Encara o trabalho (e a moda) como a seriedade que merece. No resultado (e nas fotos) dá pra ver, mas a fala reforçou isso. E não entende quem a vê de outra forma.

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Ronaldo é taxativo: “nossa primeira escolha do dia – o ato da escolha da roupa –  é um ato político”. E, também, assim, uma escolha de mídia. Falou assim mesmo.

Isso tem que ser entendido do ponto de vista de que moda é muito mais que vestimenta e acessórios, como ele mesmo destacou. E que são as roupas que a gente escolhe que ajudam a construir quem somos (nossas identidades) ou personalidade (lição sabida!)

E o que é ter identidade?

São nossas atividades serem condizentes com o que a gente come, com o jeito que a gente mora, com nossos amigos, com o nosso pensamento, com nosso jeito de ser, com os lugares que a gente freqüenta, com nosso trabalho e, claro, com as roupas que a gente usa.

Exatamente nestes aspectos que o Ronaldo Fraga pensa ao construir uma coleção – outra coisa tri-importante que ele falou -, especialmente as coleções temáticas, aquelas baseadas em um povo, um país, uma região… uma moda que tenha um fio condutor, que tenha identidade. Isso acaba aparecendo numa coleçao, como a da China (pra mim em todo o trabalho – nas 26! coleções que já produziu).

Nunca tinha ouvido ele falar, como na última sexta-feira, aqui em Porto Alegre, na Semana gaúcha de Propaganda. Foi uma aula de graça e aprendi um monte. Só tinha visto um desfile dele (Grande Sertões), na SPFW, em 2006 (o das fotos aqui abaixo). Agora deu pra ver como toda aquela belezura chega na passarela.

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E, também, deu pra ver o abismo da moda que ele faz, para moda mais popular. Porque ele faz um trabalho mais conceitual, pelo menos na minha opinião (mas esta é outra discussão).

Outro ponto: Ronaldo veio pra falar pra publicitários, mas não costuma fazer anúncios (!!!) da sua grife (porque só o desfile já gera um monte de mídia espontânea), porém publicidade vai além hj. É também comunicar-se e ter uma imagem coerente, são mídias alternativas. E isso ele faz – e bem. E mantém com as clientes. Tem um site e um um blog lindo.

Esta é uma das forças na marca do Ronaldo – a identidade visual -, que tem a ver com a trajetória dele, com os temas que escolhe, com a história e a cultura do Brasil e até com com a imagem pessoal dele e os óculos pesados – que todo mundo adora.

Incrível também é que o conteúdo, as formas particulares e inusitadas (que não apenas para corpos magros e esbeltos, mas que se encaixam em uma estética outra) e a bricolagem que são a sua originalidade dão outra temporalidade à moda do Ronaldo, quer dizer, dão a ele um alcance maior que os desfiles comuns têm hoje. Dão outro tempo ao êfemero da moda.

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A gente precisa aprender muito com os tops estilistas. Foi a nossa vez de ter aula gratuita com ele. Mas eu quero mais! o/

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