Quero te ver, Yelle

fevereiro 1, 2009 § 3 Comentários

foto_yelle

Então digitei no Google “Je veux te voir” (Eu quero te ver, en français), esta frase que martela minha cabeça (mas isto é outra discussão) também porque estudo a língua e sou surpreendida com um clipe incrível da Yelle, cantora pop eletrônica francesa.
Nos clipes e apresentações, a gente vê que a guria é uma colcha de referências, evidências e modinhas (?!!). O clipe de “Je veux te voir” é bonito (lembra o do D.A.N.C.E, do Justice), com uma coreografia empolgante.
O figurino é super inspirador e colorido, e mistura uma onda new rave (pq atual), roupas de ginástica ótimas a la anos 80, rappers e Yelle com vestidinhos fofos, parecendo uma diva dos anos 20 com aquele cabelo charmoso (chanel). E tudo acompanhando a historinha da letra, claro. Olha só:

ok, ok. Foi um lapso deixar a francesinha Yelle passar despercebida (aproveito pra fazer um post homenagem ao ano da França no Brasil).
A linda que fez sucesso pela Europa especialmente em 2008, até já se apresentou no Brasil (no Glória, em SP) ano passado, lançou o cd Pop-up em 2007.
E foi pelo MySpace que ficou mesmo famosa com “A cause des Garçons (Por causa dos garotos), seu maior hit, “no qual descreve pequenos absurdos que as mulheres fazem por causa dos homens” (a letra aqui).
Yelle chegou a ser vista como um ‘fenômeno’ o “Efeito Yelle“, nessa mistura de moda, música e dança. Esta une break e poses de passarela. É o chamado Tecktonik (se vir os clipes, vai entender).

Porém não é só a estética que atrai nela. O que parece empolgar muito são as discussões das letras das músicas. Pelo menos para os franceses e para quem curte francês. Pelo pouco que vi, Yelle faz uma crítica à sociedade de consumo, ao escravismo à beleza e à submissão comportamental aos homens.
Ao mesmo tempo que se faz moderninha e crítica, faz o uso necessário disso tudo. Nada mais natural numa época de contradições. Em que ainda não demos o pulo do gato em muitos paradigmas, né gurias.
Mais do que lançar modinhas-clichê (ou não) e inspirar, ela parece agradar a nova geração (fashionista, mas não só) pelas suas reflexões e ousadia em tocar nestes assuntos.
Você acha mesmo?

Links relacionados

Tecktonik, movimento que mistura dança e moda, invade Paris, da Folha

Aqui uma entrevista com Yelle (Colmeia TV).

– “A cause des garçons” (clipe original)

Anúncios

Marcado:, , , , ,

§ 3 Respostas para Quero te ver, Yelle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Quero te ver, Yelle no Retalhos.

Meta

%d blogueiros gostam disto: