.retalhos do dia.

maio 3, 2009 § 7 Comentários

1. É de Gramsci (citado por Martín-Barbero em “O Ofício de Cartógrafo“) a afirmação de que o homem é influenciado pelo meio (e vice-versa) e, neste raciocínio, movido pelo que lhe afeta. Adoro o argumento porque desde o início, uso exatamente este verbo para explicar meus interesses neste blog. Então, sempre, e cada vez mais, é necessário se envolver, estar, pesquisar, estudar e trabalhar COM aquilo que nos afeta e sobre aquilo que temos afeto. Que nos sensibiliza, comove, seduz. Imagens como estas, por exemplo:
Rödel La
3190393819_f183228605

2. A moda, ah… a moda. Ainda ouço tantos comentários preconceituosos (e ignorantes) que terei que escrever vários posts aqui pra explicar o que é, o que gera e movimenta na economia, que nem sei se vale a pena. Sim, roupa é diferente de moda. Em sentido amplo, a moda comunica, porque as roupas definem quem a gente é. Mas, sobretudo, moda é mercado, ou seja, não tem sentido se não vender -, não é objetivo ir pra Museu (ninguém é ingênuo). E os desfiles servem para apresentar conceitos das coleções e não roupas as para se usar nas ruas (a despeito de coleções cada vez mais comerciais, em especial no Brasil) e…. ah, deixa pra lá.

3. Queria ser um lírico no auge da pós-modernidade (ou qual seria o melhor nome para este momento?)… errante das cidades, “lente” do presente e do futuro. Vou me inspirar lendo Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo, de Walter Benjamin. É minha indicação de hoje. Foi Baudelaire quem tornou famosa a figura do flâneur, o poeta vagabundo de andar próprio, errante, ocioso.

4. Ainda bem que o consumo serve para pensar. E cada vez mais penso (antes e depois de comprar – melhor pensar ANTES), embora passe pelas vitrines e, sim, acredite, os manequins se mexem!
Tendência é auto-controle e personalização.
Inventar com o que a gente tem em casa – nenhuma novidade, eu sei. Mas dá resultados fofos. Olha eu com dois cintos ao invés de um. Gostaram da idéia? (perdoem pela {não}qualidade da self.jpg)

dsc046602

5. A banda dinamarquesa cute-colorida Alphabeat (lindos figurinos da vocalista) levanta o astral do seu dia e The Cyanide Valentine (download gratuito) is the sweetest, como a melhor faixa “The Sweetest Season”

6. O céu está cada vez mais AZUL, definitivamente. Olha para fora agora.
(sim, eu sei que a seca no Estado afeta a economia, mas rezemos ao sol por chuva!)

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , ,

§ 7 Respostas para .retalhos do dia.

  • Bernardo disse:

    Dani, adorei a indicação do livro. Queria estar com menos preguiça de ler, pois iria devorar este.
    Beijos
    PS: Modern Girl! (2 cintos…)

  • sabes das coisas! estou linkando.

  • joao~grando disse:

    E o Baudelaire, num mesmo texto em que exalta o flâneur, exalta também a maquiagem como indício de artificialidade (o humano se completa por não ser natural). E isso é moda: as marcas das pinceladas de Manet.

  • Obrigada galera. Sim, moda é também construção. Em si. E na demarcação das identidades, personalidades, papéis/profissões and so on…

  • Kathrin disse:

    Oi Daniela,
    quero te dizer uma coisa,pq to chocada:
    estou usando neste momento 2 cintos também, até aí ok, mas é que 1 dele é igual, o MESMO que o seu amarelo de tachinhas e outro é não é o mesmo, mas é muito parecido, fininho e da mesma cor!
    Inconsciente coletivo? só pode ser!
    beijo

  • oi kathrin!
    essas lojas de departamento facilitam a popularizaçao da moda< hEin?
    Mas que devemos estar em sintonia< acredito tambëm! bjoca!

  • […] aqui foi valorizar a cintura, que é uma parte do corpo legal em mim. Já até mostrei outra vez aqui esta combinação que eu adoro. Categorias[moda, estilos e afins], [retalhos de rua], […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento .retalhos do dia. no Retalhos.

Meta

%d blogueiros gostam disto: