.Amélies de muitos destinos e figurinos.

julho 29, 2009 § 5 Comentários

Amélie

Alô nerds, este post é uma ideia antiga, só não tão velha quanto minha predileção pelo filme “Le fabuleux destin d’Amélie Poulain“, porque esta é de 2001, quando conheci Paris, na época do seu lançamento. Ali também iniciou minha admiração por Audrey Tautou, pra mim modelo de beleza, junto com Audrey Hepburn (o Audrey deve ser coincidência). o/
Isso tem a ver com meu conceito de elegância e beleza. Para além dos traços físicos, a atitude. A roupa ajuda muito, sim, mas “não é o vestido que leva você, é você quem leva o vestido“. Isto já dizem, não é? E eu endosso.

Sem perder meu foco aqui, foi a marcante personagem Amélie que deixou milhares de fãs no mundo todo, pela identificação que gerou e, claro, pelo figurino e direção de arte (com Oscar e muitos prêmios nestas categorias), sem falar o CD das valsas lindas do Yann Tiersen, que me faz deslizar até hoje.
A história do filme me volta ao coração. Cada vez que eu (re)vejo (acho que já mais de 20), me emociono mesmo. A imagem da Amélie me inspira ter atitude e elegância com as pessoas. De fazer o bem.
E, claro, de ter um estilo exclusivo.
Amélie é muito feminina de cabelos curtíssimos, sapatos oxford pesados e saias lápis até o joelho.
Os looks regatinhas/blusinhas + cardigãs ou bolerinhos + saias + sapato com meia soquete ficam muito delicados e sexy.

le_fabuleux_destin_d_amelie_poulain_2000_referenceshoe

E é um ar retrô que tá valendo até hoje.
As peças que ela usa são clássicos dos 50′ e têm um colorido especial, com o verde e o vermelho predominando (como é a estética do filme), mas há variações delicadas em corais, rosa antigo e petit-poáS também.
Menina fica linda e feminina de cabelo curtinho e vestida assim, com casaquinhos, trench-coats, jaquetinhas e lencinhos, junto com saias ou vestidos, que também são a cara de Amélie – sem ficar parecendo uma caricatura dela, mas com o visual atualizado e bem elegante, com acessórios delicados e peças de coleções contemporâneas.
Nos pés dá pra usar não só os sapatos pesados, mas botinhas tipo masculino e as versões de oxford de saltinho e, também, os estilo boneca. Valem também botas do tipo que combinar com o teu gosto
. Na escolha das cores e estampas, valem florzinhas, listras, bolinhas (que ela já usa no filme).

A gente vê dezenas de Amélies na vida real ainda hoje, durante o dia, e à noite, em ensaios fofos como este, no Flickr, algumas explicitamente inspiradas, outras sem querer, ou até do nosso lado, mesmo que ela não saiba disso e nem goste desta comparação, né minha Amelié?
O fato é que conheci uma Amelié LINDA, brasileira, muito mais elegante, lúdica e smart que a do filme, a Alana, minha amiga. Que ela é parecida com Audrey, não podemos negar, né?

audrey-tatouxalana-tautou

“Tempos difíceis para os sonhadores”, como diz no filme.
porém, com figurinos assim, que eu busquei no www.polyvore.com (onde dá pra brincar MUITO – são várias opções) e… sendo “tão sensível ao charme discreto das coisas sensíveis da vida“, como é a personagem, qualquer uma pode ter um destino fabuloso e lindo.
Je voudrais le fabuleux destin pour tout!

Audrey fez vários outros filmes depois e conseguiu o papel de Coco Channel (qual a sua preferida, perguntaram aqui?) no filme “Coco Avant Channel”, que já foi lançado no exterior, muito já se comentou na imprensa e que eu não vejo a hora de ver aqui no Brasil.

Aqui também uma matéria fofa da Oficina de Estilo sobre figurinos de filmes.

La vie devrait être comme le souhaitait Amélie Poulain. C’est mon avis“.
(A vida deveria ser como sonhava Amélie. É o que eu acho).

Esta foto (abaixo) é uma das minhas que mais amo, com o Carrossel, em Montmartre, bairro com cenas lindas do filme, que fiz em 2005. Meu mundo Amélie. bjos, chérie. o/

Sacré-Coeur, Montmartre - 2005

Sacré-Coeur, Montmartre - 2005

Marcado:, , , , , , , , ,

§ 5 Respostas para .Amélies de muitos destinos e figurinos.

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento .Amélies de muitos destinos e figurinos. no Retalhos.

Meta

