cultura digital e modos de estar juntos

outubro 12, 2010 § Deixe um comentário

.

CULTURA DIGITAL E NOVOS MODOS DE ESTAR JUNTO
A propaganda eleitoral mobilizou os debates entre os usuários das chamadas mídias sociais: blogs e sites vários: Orkut, Youtube, Twitter, este último, o microblog lançado em 2006, mania no Brasil desde 2009. A venda do iPhone de última geração no país, em setembro, foi outro assunto que tomou esses espaços. Agora mesmo tem alguém compartilhando detalhes e experiências ou alguma imagem de um evento interessante (ou nem tanto) do seu dia. Já há uma compreensão geral de que se não publicamos fotos de uma viagem, por exemplo, no Orkut ou no Facebook ou não “tuítamos” algo equivale a não ter ido ou vivido.
.
O que isso quer dizer?
Em 1o lugar, que vivemos uma era de sociabilidade mediada por computadores e gadgets. Embora isso não valha (ainda) para parte da população, os dados sobre acesso a aparelhos e uso da Internet no Brasil corroboram o cenário. Um estudo da consultoria americana Universal McCann, publicado no Estadão em maio de 2010, revela que o Brasil é o quarto país com maior adoção das redes sociais.
Em 2o lugar, com acesso à internet, há cada vez mais informação disponível pela facilidade de produzir, publicar e acessar. Todo esse universo introduziu novas formas de organização social e profissional, de construção das identidades e também de mobilização social e ampliou a variedade de opções (de conteúdo, de referências, de produtos), além de evidenciar que as pessoas querem ver-se, ouvir-se, participar, partilhar o dia-a-dia para si mesmas e para aqueles com quem convivem.
.
Num momento em que cada um de nós pode ser um meio de comunicação, embora a crítica atribua aos dias de hoje uma expressão do individualismo, importa compreender que o uso de laptops, mp3s, celulares, smartphones, câmeras, tablets promove também encontros e uma rotina possível de relações, talvez nem piores, nem melhores, mas crucialmente diferentes. Além de promover o caráter multiplicador de notícias, essas mídias permitem interações efetivas entre os usuários e entre empresas e clientes, quase inexistente nas mídias tradicionais. Dentro ou fora do ciberespaço, seu sucesso vai depender, como sempre, da nossa vontade e das atitudes .

Anúncios

Marcado:, , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento cultura digital e modos de estar juntos no Retalhos.

Meta

%d blogueiros gostam disto: