Paris está no ar

maio 22, 2011 § Deixe um comentário

Paris está no ar by hinerasky
Paris está no ar, a photo by hinerasky on Flickr.

O imaginário da bela Paris e da língua francesa são explorados como temas de coleções de diversas marcas no Brasil e no exterior (Ellus 2nd Floor, Complot, Lupe, Felix, estas últimas argentinas) há várias estações em frases de camisetas e outras peças. Até marcas de roupas de bebê e infantis utilizam o francês, a França e seus encantos como mote para vendas, como este body da Felix Infantil, de Buenos Aires, que eu vi na vitrine na semana passada.
Tudo culpa do imaginário de Paris, né,
O imaginário coletivo configura as representações, narrativas e nossas concepções de mundo (e vice-versa).
Isso fica claro quando o sociólogo Michel Maffesoli* explica que há um imaginário parisiense que gera uma forma particular de pensar a metrópole, desde sua arquitetura, os jardins públicos, a decoração, as pessoas elegantes, a língua charmosa, por exemplo. “O imaginário de Paris faz Paris ser o que é. Isso é uma construção histórica, mas também é o resultado de uma atmosfera e, por isso mesmo, uma aura que continua a produzir novas imagens (MAFFESOLI, 2001, p. 76).

E quem não se rende?

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* MAFFESOLI, Michel. O imaginário é uma realidade. In: Revista FAMECOS. Porto Alegre. n.15 ago 2001 (74-82).

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