blogueiras: íntimo e pessoal

março 13, 2012 § 2 Comentários

As marcas têm esse tanto de inspiração, de aspiração, e de projeção nas modelos e celebridades que contratam, né.
Porque claro, nós, humildes seres humanos, tomaríamos (e tomamos) aquelas referências estéticas para nós.

Não estou falando de Monange que mostra a Xuxa ou a estrela da novela das nove, mas dessas campanhas publicitárias de marcas importantes (Tiffany, Net-à-Porter, Corello, Massimo Dutti, Coach Rag & Bone), que convidam uma outra categoria de celebridade, não menos popular. Até pouco tempo atrás, elas eram as formadoras de opinião bem próximas da realidade das leitoras, tinham a mesma rotina e até um guarda-roupa parecido de todas nós.

Me refiro àquelas que fi-ca-ram famosas. São lindas e bem-vestidas (algumas delas ex-modelos), que se tornam modelos de publicidade porque seduzem o público feminino, não pela proximidade com o público, mas: pelo sucesso profissional (como fotógrafas e blogueiras), por serem ícones de estilo, e pelas estratégias dessas campanhas.

Os filmes são bonitos, confessionais, pessoais. Mostram um pouco da intimidade destas “personagens-protagonistas-de-sonho”, ou suas rotinas e seu estilo.
Afinal, qual menina não gostaria de se tornar blogueira de sucesso? Ou, quem não gostaria de ter “roupas de marcas”, ser convidada pra eventos de moda e beleza, parecer com cabelo impecável e tãrãrã?

Olha este filme novinho e lindo com a norueguesa Hanneli (Massimo Dutti),que conheci em Paris:

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Garance Doré, Gala Gonzalez, Tavi, Mariah Bernardes, Camila Coutinho, Tatiana Pilão (e outras!) são exemplos de outras blogueiras-modelo.
Isso tem tudo a ver com o que eu venho estudando e com o que Scott Schumman mostrou no The Sartorialist, o fenômeno das blogueiras belas. E é também o que o NYT discutiu há um mês na matéria “<em>‘It’ Girls Work Both Sides of the Camera”.

Embora oficialmente sejam apenas as street-photographers, e o lugar delas continue atrás das câmeras, essas garotas são as figuras marcantes, hoje, no circuito da moda e, junto com seus blogs e seus olhares têm nos feito não só, pensar sobre estilo de rua no “FEMININO”, como querer mais do nosso espelho.

EU QUERO!
Et toi?

Je vous embrasse,
Dani.

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Fonte foto: NYT

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